Perguntas
Frequentes

Bolsa de Estudos e Descontos

Não. O Colégio não concede qualquer tipo de desconto ou Bolsa de Estudo.

Se esta situação ocorrer, o responsável deverá pleitear um possível desconto através de carta justificando sua situação, endereçada à Obra Social, para análise de cada caso.

Conhecer o Colégio

Ligue para agendar uma visita pelo telefone: 2206-8340 ou 2206-8254 ou pelo e-mail infocsb@corporativo.csbrj.org.br

Processo de Seleção

O Colégio de São Bento, assim como todas as instituições religiosas antigas, foi concebido para funcionar atendendo ao público do mesmo sexo da ordem religiosa, ou seja, ordens femininas organizaram escolas para meninas e moças, ordens masculinas, para meninos e rapazes. A Ordem Beneditina é uma das mais antigas no mundo e o Colégio de São Bento, um dos mais antigos do Brasil, hoje com 166 anos. Essa tradição no sistema brasileiro foi mantida até a Lei de Diretrizes da Educação de 1971, quando muitos colégios passaram a ser mistos, não por obrigatoriedade, mas por nova orientação. No entanto, o Colégio de São Bento optou por permanecer no mesmo modelo que, até então, atende aos seus objetivos educacionais e por isso, não há projeto de mudança.

Por enquanto, não há nenhum projeto nesse sentido.

A idade é 6 anos completados até o dia 31 de março do ano de ingresso.

É preciso participar do processo de admissão, de acordo com o edital divulgado a cada ano, no site do Colégio. As inscrições gerais para o processo de admissão abrem em agosto e se encerram, uma semana antes da avaliação. Estas devem ser feitas, mediante pagamento de uma taxa e apresentação de documentos indicados no edital.

Filho de ex-aluno tem prioridade nas vagas para o 1º ano do Ensino Fundamental, do mesmo modo que, filhos de funcionários e irmãos de alunos. Para os outros anos em que a admissão se dá por meio de provas de conhecimentos, em caso de empate na pontuação das provas, os filhos de ex-alunos têm preferência de vaga.

O ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental se dá por sorteio ou ordem de inscrição. No período divulgado no site, a família inscreve o candidato, de acordo com a idade correta, quando recebe as devidas orientações.

Para os outros anos do Ensino Fundamental, 2º ao 9º ano, o processo de admissão acontece por meio de provas escritas de Língua Portuguesa e Matemática; para entrar na 1ª série do EM, o candidato fará provas escritas de Língua Portuguesa, Ciências, História, Geografia e Matemática. Não há ingresso na 2ª e 3ª séries do EM.

Não. O ingresso no Ensino Médio do Colégio de São Bento se dá apenas na 1ª série, pois a forma com que o programa está distribuído, a dinâmica das aulas, as aulas de laboratório e oficinas, formam um bloco completo que não pode ser segmentado.

De acordo com a nossa experiência, o melhor é se candidatar ao 1º ano, pois ele estaria na idade certa, convivendo com meninos da sua idade; não estaria caracterizada uma repetição de ano porque as experiências serão completamente diferentes das que ele já vivenciou; o grau de exigência acadêmica, ele indo para o 2º ano, pode ser motivo de alguma dificuldade de aprendizagem, mais por questões de maturidade emocional, do que de capacidade cognitiva. Essa situação já aconteceu outras vezes e a opção de seguir mais devagar, sem precisar acelerar o processo de escolaridade da criança, tem sido sempre muito boa, sem prejudicar o seu desenvolvimento intelectual.

Proposta Pedagógica

O Colégio de São Bento funciona em horário integral das 7h30min às 16h30min e todas as atividades são realizadas, nesse espaço de tempo, com os professores designados pelas matérias da sua competência.

O currículo do Ensino Fundamental é composto por: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ensino Religioso, Educação Física (natação, futebol, vôlei, basquete, jogos e, a partir do 6º ano, inclui o judô), Arte (Artes Visuais e Educação Musical), Cultura Clássica, Língua Inglesa, Língua Francesa (a partir do 4º ano) e Língua Espanhola (a partir do 8º ano). Algumas atividades regulares fazem parte da metodologia de ensino e aprendizagem como: pesquisa, informática, sala de leitura, cinema, aulas de campo.

No Ensino Médio, o currículo é composto por Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Francesa, História, Geografia, Apreciação Musical (1ª série), História da Arte (2ª série), Educação Física, Teologia, Filosofia, Sociologia, Biologia, Química, Física, Matemática; integrados ao programa da 1ª e 2ª séries, Laboratórios de Química, Física e Biologia; e ainda Oficinas de Redação, Física, História e Matemática.

As aulas são distribuídas ao longo do dia, nos dois turnos, manhã e tarde.

Não. O regime de internato existiu no passado, hoje não temos mais esse atendimento.

A média é de 30 alunos por turma. Muitas atividades têm a turma dividida, como Laboratórios, Oficinas (EM) e Línguas Estrangeiras (EFII).

Sim. O CSB recebe meninos de famílias de outras religiões, mas todos recebem aulas de Ensino Religioso Católico, pois faz parte da Proposta Pedagógica.

Não há nenhuma obrigatoriedade nesse sentido. A frequência às Missas é incentivada na Igreja de escolha da família e do aluno.

Pode, sim. Desde que seja avaliada, com a família e equipe pedagógica, ser esta uma decisão positiva para o aluno.

Não. A alimentação faz parte do projeto de horário integral, portanto será da responsabilidade do Restaurante Couve Flor todo serviço de alimentação, para podermos garantir a qualidade e igualdade de oferta dos lanches e almoços para todos os alunos. Esse trabalho é controlado por uma equipe especializada coordenada por nutricionistas.

O trabalho realizado na 3ª série do EM é o fechamento do projeto de Ensino Médio que se iniciou na 1ª série, dando prosseguimento na 2ª, para se completar na série final. Nesta última etapa, os alunos têm oportunidade de avaliar os seus conhecimentos participando de simulados que são realizados durante o ano e nos dois últimos meses, as turmas são agrupadas, em algumas matérias, para aprofundamento do conhecimento específico do vestibular ao qual o aluno vai se candidatar.

O CSB prepara para os vestibulares, mas antes de tudo, forma uma base sólida de conhecimento acadêmico e formação pessoal para a vida fora da escola.

Não. O ingresso se dá por meio da avaliação feita no final do ano anterior ao ano de entrada no Colégio, para que o aluno possa iniciar o seu ano letivo junto com a sua turma.

Seleção de Professores

O primeiro passo é cadastrar o seu currículo na área Trabalhe Conosco. Sempre que houver necessidade de selecionar professores, os melhores currículos serão avaliados para participação dos profissionais considerados aptos no processo de seleção.

Transporte Escolar

O Transporte escolar é terceirizado e feito pela empresa Tias Denise’s.