Parceria Social

O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos – ISMART, é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1999, sob a crença de que talentos podem ser encontrados nos diferentes segmentos sócio econômicos da sociedade. Os talentos, nas suas mais diversas áreas de produção, podem dar enormes contribuições para a humanidade e nenhuma nação pode prescindir deles. Portanto, devem ser rapidamente identificados e apoiados para que não sejam desperdiçados.

No Brasil, as pessoas talentosas que nascem em famílias de baixa renda enfrentam um duplo desafio: não podem contar com a sua família para ajudar diretamente em seu desenvolvimento acadêmico no dia a dia e não contam com escolas de qualidade para fechar o gap de conteúdo oferecido em escolas particulares.

O ISMART existe para fechar este gap para o maior número possível de alunos que conseguir atender. Assim, espera contribuir para que estas pessoas especiais tenham a oportunidade de também concorrer para a formação de um país mais moderno e socialmente mais justo.

O Funcionamento

O ISMART identifica ativamente alunos com alto potencial acadêmico nas cidades onde atua Rio de Janeiro, São Paulo, São José dos Campos e Sorocaba, promovendo o alinhamento de conteúdo da educação formal com o das melhores escolas particulares destas regiões e apoia seu desenvolvimento pessoal e intelectual ao longo de todo o processo.

Os alunos podem ser identificados a partir dos treze anos e podem permanecer no programa até o fim do ensino superior, desde que se superem a cada etapa de ensino e mantenham alto desempenho acadêmico e comportamento durante todo o processo.

No Colégio de São Bento temos uma parceria com o Projeto Alicerce, desde 2005. Este consiste em selecionar alunos da rede pública do 7º ano, com alto desempenho acadêmico, para frequentarem, nos dois anos seguintes, correspondentes ao 8º e 9º anos, no contra turno da sua escola, um curso preparatório, ministrado no espaço do Colégio, por professores do Colégio. Nesse período, há todo empenho da equipe pedagógica e de apoio, a fim de nivelar e preparar os alunos para concorrerem à seleção de ingresso no Ensino Médio do Colégio de São Bento e todo o desafio que enfrentarão na sua vida acadêmica.

Ao final desse processo, os alunos aprovados nos critérios do edital do Colégio, recebem a bolsa integral do ISMART, para cursar o Ensino Médio no CSB.

Informações para os candidatos ao processo seletivo estão no site www.ismart.org.br

Missão

Concretizar o pleno potencial dos talentos de baixa renda, oferecendo oportunidades que possam transformá-los em profissionais de sucesso por meio de programas calcados na valorização da excelência, da ética e na criatividade produtiva.

Visão

Ser uma marca de referência em resultados, liderando uma rede de investidores capaz de estimular a cultura de sucesso na comunidade de baixa renda influenciando o meio educacional brasileiro.

Crenças e Valores

  • As diferentes formas de talento se distribuem por todas as classes sociais.
  • O talento só se concretiza por meio do esforço pessoal.
  • Os bons exemplos têm efeito multiplicador.
  • As boas oportunidades catalisam a promoção social.
  • A excelência é a base para os resultados desejados.
  • A definição de sucesso é o resultado de uma atividade produtiva, da responsabilidade social e da realização pessoal.