Estrutura
Pedagógica

O Serviço de Orientação Pedagógica SOP é responsável pela preservação da harmonia entre os princípios filosófico-pedagógicos da instituição e sua realização prática, através do contato permanente com a Reitoria e de um trabalho de equipe com o Serviço de Orientação Educacional SOE, com os Coordenadores de Segmento e Coordenadores de Matéria. Zela, essencialmente, pela identidade do Colégio expressa na sua Proposta Pedagógica.

A dinâmica de trabalho prevê a coordenação do planejamento pedagógico em sua totalidade, nas dimensões horizontal e vertical. No planejamento estão inseridos temas como currículo, metodologia e avaliação, sempre revisitados e atualizados, o que permite que se respeitem e se valorizem as especificidades tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio.
A Coordenação de Segmento é função desempenhada por profissional formado e experiente na etapa de escolaridade sob a sua responsabilidade. O Coordenador é a referência imediata entre alunos, professores e responsáveis para o desenvolvimento do dia a dia do Colégio. Sua atuação repousa na articulação dos processos escolares em ação, tendo o apoio direto dos Auxiliares de Educação com os quais cria as condições favoráveis a uma rotina que propicie o pleno desenvolvimento da Proposta Pedagógica do seu segmento, em todos os aspectos. O Colégio conta com: no Ensino Fundamental I, duas Coordenadoras do 1º ao 5º ano; no Ensino Fundamental II, um Coordenador do 6º ao 9º ano; no Ensino Médio, um Coordenador nas três séries.
A Coordenação de Matéria é exercida por professores especializados nas diferentes áreas, que têm como função acompanhar, em todos os aspectos, o programa do componente curricular pelo qual é responsável. Cabe ao coordenador, juntamente com a sua equipe de professores: dosar os conteúdos adequados às variadas etapas da Educação Básica; refletir sobre a metodologia que atenda, mais concretamente, aos desafios permanentes da aprendizagem significativa e sobre a avaliação desse processo.

Os componentes curriculares orientados pelos Coordenadores de Matéria são: Ensino Religioso, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Francesa, Língua Espanhola, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Cultura Clássica, Matemática, Ciências, Física, Química, Biologia, Educação Física e Arte.
O SOE presta serviços de articulação das relações interpessoais junto a diversos setores da comunidade escolar: alunos, famílias e profissionais. Fundamenta-se na importância do diálogo, da reciprocidade e da responsabilidade.

Junto aos alunos, a atuação do SOE se exerce através de acompanhamento de sua trajetória escolar, buscando contribuir para sua formação integral, que contempla os aspectos intelectual, físico, social, moral, espiritual, ético, educacional e profissional. Esta atuação se dá prioritariamente de modo preventivo, contínuo e sistemático, e se traduz em iniciativas de orientação e organização de estudos, de integração de alunos novos, e de formação de lideranças (Grêmio Estudantil e Representantes de Turma).

O trabalho do SOE junto aos professores tem como principal objetivo ajudá-los a avaliar os alunos de modo qualitativo.

Em relação às famílias, o SOE atua de modo a orientá-las no desenvolvimento do processo educacional de seus filhos.

O SOE se responsabiliza também pelo Projeto de Orientação Profissional, serviço voltado para o aluno de Ensino Médio, com o objetivo de dar-lhe apoio durante o processo de escolha profissional. Esse processo é bastante abrangente: diz respeito não somente à informação das profissões, mas também a toda uma busca de conhecimento sobre si mesmo, isto é, o conhecimento de características pessoais, familiares e sociais do aluno, promovendo o encontro das suas afinidades com aquilo que pode vir a realizar futuramente como forma de trabalho.

O Projeto se propõe a esclarecer, apontar caminhos alternativos e oferecer subsídios para que o jovem encontre sua identidade, seu perfil profissional e suas características funcionais.

Como metodologia, utilizam-se técnicas variadas tais como, jogos, dinâmicas, debates, palestras com especialistas (Dia da Informação), visitas às universidades e pesquisas.
O Colégio de São Bento, como Colégio católico, tem a missão de educar a partir dos valores cristãos. A razão de sua existência educativa é, portanto, servir à evangelização, tendo Jesus Cristo como paradigma do ser humano a ser seguido. É na referência à Sua pessoa e aos Seus ensinamentos que o Colégio propõe promover o ser humano na sua integridade e como sujeito de sua história. Essa missão educativa está representada em duas vertentes evangelizadoras: o ensino religioso e as ações pastorais, que se alimentam mutuamente no espaço escolar. O projeto religioso do Colégio tem como lema a espiritualidade beneditina, “Ora et Labora”, que busca levar em conta a mobilização dos alunos para o conhecimento, a oração e a ação. As aulas são expositivas e dialogadas, dinamizadas por recursos midiáticos.

O ensino religioso, no âmbito escolar, confessional, procura compreender as questões da vida à luz da identidade cristã. Por isso faz-se necessário possibilitar tempos e espaços para a vivência religiosa e sacramental como experiências significativas. Para atender a essas necessidades, oferecemos momento de interiorização pessoal, Oração comunitária, Retiro espiritual, celebrações e os sacramentos da Eucaristia e da Crisma, que acontecem no 5º ano do EF II e na 1ª série do Ensino Médio, respectivamente.

Os espaços são criados para que os alunos descubram novas possibilidades de encontro com o próximo, o outro diferente, oferecendo condições para descoberta de Deus na vida. Os projetos proporcionam a discussão de valores humanos que necessitam serem redescobertos na sociedade atual. A ação pastoral se insere nesse processo e comporta os seguintes projetos:

  • Assistência a creches.
  • Integração de gerações através de visita a uma casa de idosos.
  • Construção do voluntariado.
  • Campanhas realizadas pelos alunos dos segmentos de 1º ano ao 9º ano.