Estrutura Pedagógica | Colégio de São Bento

Estrutura Pedagógica

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Estrutura Pedagógica

O trabalho em equipe favorece a ação múltipla e ampliada de tal forma que as funções se completam e consolidam a identidade institucional.

Supervisão Pedagógica – SOP

O Serviço de Orientação Pedagógica SOP é responsável pela preservação da harmonia entre os princípios filosófico-pedagógicos da instituição e sua realização prática, através do contato permanente com a Reitoria e de um trabalho de equipe com o Serviço de Orientação Educacional SOE, com os Coordenadores de Segmento e Coordenadores de Matéria. Zela, essencialmente, pela identidade do Colégio expressa na sua proposta pedagógica.

A dinâmica de trabalho prevê a coordenação do planejamento pedagógico em sua totalidade, nas dimensões horizontal e vertical. No planejamento estão inseridos temas como currículo, metodologia e avaliação, sempre revisitados e atualizados, o que permite que se respeitem e se valorizem as especificidades tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio.

Supervisão Administrativa – SAD

Supervisão Administrativa SAD tem como funções específicas: prover as condições básicas para o funcionamento regular do Colégio; auxiliar os diferentes setores e serviços Reitoria, SOP, SOE, Coordenações de Segmentos na realização de suas tarefas específicas; manter contatos com a Administração Central da Mantenedora (o Mosteiro de São Bento), a fim de providenciar os recursos materiais e os serviços operacionais necessários à manutenção do espaço escolar e à realização dos projetos educacionais.

Ensino Religioso – ER

O Colégio de São Bento, como Colégio católico, tem a missão de educar a partir dos valores cristãos. A razão de sua existência educativa é, portanto, servir à evangelização, tendo Jesus Cristo como paradigma do ser humano a ser seguido. É na referência à Sua pessoa e aos Seus ensinamentos que o Colégio propõe promover o ser humano na sua integridade e como sujeito de sua história. Essa missão educativa está representada em duas vertentes evangelizadoras: o ensino religioso e as ações pastorais, que se alimentam mutuamente no espaço escolar. O projeto religioso do Colégio tem como lema a espiritualidade beneditina, “Ora et Labora”, que busca levar em conta a mobilização dos alunos para o conhecimento, a oração e a ação. As aulas são expositivas e dialogadas, dinamizadas por recursos midiáticos.

O ensino religioso, no âmbito escolar, confessional, procura compreender as questões da vida à luz da identidade cristã. Por isso faz-se necessário possibilitar tempos e espaços para a vivência religiosa e sacramental como experiências significativas. Para atender a essas necessidades, oferecemos momento de interiorização pessoal, Oração comunitária, Retiro espiritual, celebrações e os sacramentos da Eucaristia e da Crisma, que acontecem no 5º ano do EF II e na 1ª série do Ensino Médio, respectivamente.

Os espaços são criados para que os alunos descubram novas possibilidades de encontro com o próximo, o outro diferente, oferecendo condições para descoberta de Deus na vida. Os projetos proporcionam a discussão de valores humanos que necessitam serem redescobertos na sociedade atual. A ação pastoral se insere nesse processo e comporta os seguintes projetos:

– Assistência a creches.
– Integração de gerações através de visita a uma casa de idosos.
– Construção do voluntariado.
– Campanhas realizadas pelos alunos dos segmentos de 1º ano ao 9º ano.

Coordenação de Segmento – CS

A Coordenação de Segmento é função desempenhada por profissional formado e experiente na etapa de escolaridade sob a sua responsabilidade. O Coordenador é a referência imediata entre alunos, professores e responsáveis para o desenvolvimento do dia a dia do Colégio. Sua atuação repousa na articulação dos processos escolares em ação, tendo o apoio direto dos Auxiliares de Educação com os quais cria as condições favoráveis a uma rotina que propicie o pleno desenvolvimento do projeto pedagógico do seu segmento, em todos os aspectos. O Colégio conta com: no Ensino Fundamental I um Coordenador e um Vice-coordenador do 1º ao 5º anos; no Ensino Fundamental II um Coordenador no 6º e 7º anos e outro no 8º e 9º anos; no Ensino Médio um Coordenador nas três séries.

Coordenação de Matéria – CM

A Coordenação de Matéria é exercida por professores especializados nas diferentes áreas, que têm como função acompanhar, em todos os aspectos, o programa do componente curricular pelo qual é responsável. Cabe ao coordenador, juntamente com a sua equipe de professores: dosar os conteúdos adequados às variadas etapas da Educação Básica; refletir sobre a metodologia que atenda, mais concretamente, aos desafios permanentes da aprendizagem significativa e sobre a avaliação desse processo.

Os componentes curriculares orientados pelos Coordenadores de Matéria são: Ensino Religioso, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Francesa, Língua Espanhola, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Cultura Clássica, Matemática, Ciências, Física, Química, Biologia, Educação Física e Arte.

Serviço de Orientação Educacional – SOE

O SOE presta serviços de articulação das relações interpessoais junto a diversos setores da comunidade escolar: alunos, famílias e profissionais. Fundamenta-se na importância do diálogo, da reciprocidade e da responsabilidade.

Junto aos alunos, a atuação do SOE se exerce através de acompanhamento de sua trajetória escolar, buscando contribuir para sua formação integral, que contempla os aspectos intelectual, físico, social, moral, espiritual, ético, educacional e profissional. Esta atuação se dá prioritariamente de modo preventivo, contínuo e sistemático, e se traduz em iniciativas de orientação e organização de estudos, de integração de alunos novos, e de formação de lideranças (Grêmio Estudantil e Representantes de Turma).

O trabalho do SOE junto aos professores tem como principal objetivo ajudá-los a avaliar os alunos de modo qualitativo.

Em relação às famílias, o SOE atua de modo a orientá-las no desenvolvimento do processo educacional de seus filhos.

Orientação Profissional – OP

O Projeto de Orientação Profissional do Colégio de São Bento é um serviço voltado para o aluno de Ensino Médio, com o objetivo de dar-lhe apoio durante o processo de escolha profissional. Esse processo é bastante abrangente: diz respeito não somente à informação das profissões, mas também a toda uma busca de conhecimento sobre si mesmo, isto é, o conhecimento de características pessoais, familiares e sociais do aluno, promovendo o encontro das suas afinidades com aquilo que pode vir a realizar futuramente como forma de trabalho.

O Projeto se propõe a esclarecer, apontar caminhos alternativos e oferecer subsídios para que o jovem encontre sua identidade, seu perfil profissional e suas características funcionais.

Como metodologia, utilizam-se técnicas variadas tais como, jogos, dinâmicas, debates, palestras com especialistas (Dia da Informação), visitas às universidades e pesquisas.