A Associação de Pais e Mestres promove palestra sobre educação | Colégio de São Bento

A Associação de Pais e Mestres promove palestra sobre educação

DSCN2950

No dia 12 de setembro de 2015, a Associação de Pais e Mestres promoveu uma mesa de debate sobre “Educação: tendências e dilemas na contemporaneidade”.

O tema disparador foi “São Paulo e a educação cristã”, apresentado por Dom Basílio, OSB, doutorando em Teologia Bíblica, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

A Regra de São Bento, especialmente no tocante ao como agir, é baseada nos escritos de São Paulo, que, como primeiro teólogo, apresentou todo o processo educacional contido no interior da Sagrada Escritura. Da mesma forma como, na cultura grega, a noção de Paideia estava vinculada à educação como formação de cidadãos, a Paideia bíblica diz respeito à formação do ser humano na sua integralidade, de onde se depreende o papel fundamental da família na educação.

A prof.ª Lucia Arruda – coordenadora da pós-graduação da Faculdade de São Bento e professora da mesma instituição – apresentou alguns elementos para se dar início a mesa de debate e citou o filósofo Heidegger, que aponta a tendência do ser humano a viver o efêmero. A discussão avançou sobre os dilemas da educação, que visa fundamentar-se em valores, diante de uma sociedade hoje caracterizada pela liquidez. Todos foram unânimes na importância de espaços como esse para se construir uma linguagem comum entre família e escola, pois a dissonância entre essas é o que deve ser evitado.

A mesa composta por Dom Basílio, OSB e pela prof.ª Lucia Arruda e mediada por Dom Bento, OSB apresentou uma sintonia perfeita e suscitou uma discussão bastante proveitosa entre os presentes.

A Associação de Pais e Mestres tem por missão promover atividades de integração entre pais e professores, buscando sempre o aprimoramento do nível acadêmico e da qualidade de vida do Colégio, e pensar criticamente a educação, como forma de alcançar a liberdade responsável do homem.