Proposta Pedagógica | Colégio de São Bento

> Proposta Pedagógica

01. Como funciona o regime de horário integral do CSB?

O Colégio de São Bento funciona em horário integral das 7h30min às 16h30min e todas as atividades são realizadas, nesse espaço de tempo, com os professores designados pelas matérias da sua competência.

O currículo do Ensino Fundamental é composto por: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ensino Religioso, Educação Física (natação, futebol, vôlei, basquete, jogos e a partir do 6º ano inclui o judô), Arte (Artes Visuais, Coral, Música), Cultura Clássica, Língua Inglesa, Língua Francesa (a partir do 4º ano) e Língua Espanhola (a partir do 8º ano). Algumas atividades regulares fazem parte da metodologia de ensino-aprendizagem como: pesquisa, informática, sala de leitura, cinema, aulas-passeio.

No Ensino Médio, o currículo é composto por Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Francesa, História, Geografia, Apreciação Musical (1ª série), História da Arte (2ª série), Educação Física, Teologia, Filosofia, Sociologia, Biologia, Química, Física, Matemática; integrados ao programa da 1ª e 2ª séries, Laboratórios de Química, Física e Biologia; e ainda Oficinas de Redação, Física, História e Matemática.

As aulas são distribuídas ao longo do dia, nos dois turnos, manhã e tarde.

02. O CSB tem internato?

Não. O regime de internato existiu no passado, hoje não temos mais esse atendimento.

03. Quantos alunos são em cada turma?

A média é de 30 alunos por turma. Muitas atividades têm a turma dividida, como Laboratórios, Oficinas (EM) e Línguas Estrangeiras (EFII).

04. Pode estudar no CSB quem não é católico?

Sim. O CSB recebe meninos de famílias com outras religiões, mas todos são obrigados a receber aulas de Ensino Religioso Católico, pois faz parte da Proposta Pedagógica.

05. É obrigado assistir as Missas no Mosteiro de São Bento?

Não há nenhuma obrigatoriedade nesse sentido. A frequência às Missas é incentivada, na Igreja de escolha da família e do aluno.

06. Aluno que repete o ano pode permanecer no CSB?

Pode, sim. Desde que seja avaliada, com a família e equipe pedagógica, ser esta uma decisão positiva para o aluno.

07. Mesmo a escola fornecendo alimentação, posso mandar o alimento do meu filho?

Não. A alimentação faz parte do projeto de horário integral, portanto será da responsabilidade do Restaurante Couve Flor todo serviço de alimentação, para podermos garantir a qualidade e igualdade de oferta dos lanches e almoços para todos os alunos. Esse trabalho é controlado por uma equipe especializada coordenada por nutricionistas.

 

08. A 3ª série do EM tem um regime diferenciado?

O trabalho realizado na 3ª série do EM é o fechamento do projeto de Ensino Médio que se iniciou na 1ª série, dando prosseguimento na 2ª, para se completar na série final. Nesta última etapa, os alunos têm oportunidade de avaliar os seus conhecimentos participando de simulados que são realizados durante o ano e nos dois últimos meses, as turmas são agrupadas, em algumas matérias, para aprofundamento do conhecimento específico do vestibular ao qual o aluno vai se candidatar.

O CSB prepara para os vestibulares, mas antes de tudo, forma uma base sólida de conhecimento acadêmico e formação pessoal para a vida fora da escola.

09. O CSB recebe aluno durante o ano letivo?

Não. O ingresso se dá através da avaliação feita no final do ano anterior ao ano de entrada no Colégio, para que o aluno possa iniciar o seu ano letivo junto com a sua turma.