Processo de seleção | Colégio de São Bento

> Processo de seleção

01. Por que menina não pode estudar no CSB?

O Colégio de São Bento, assim como todas as instituições religiosas antigas, foi concebido para funcionar atendendo a público do mesmo sexo da ordem religiosa, ou seja, ordens femininas organizaram escolas para meninas e moças, ordens masculinas, para meninos e rapazes. A Ordem Beneditina é uma das mais antigas no mundo e o Colégio de São Bento, um dos mais antigos do Brasil, hoje com 157 anos. Essa tradição no sistema brasileiro foi mantida até a Lei de Diretrizes da Educação de 1971, quando muitos colégios passaram a ser mistos, não por obrigatoriedade, mas por nova orientação. No entanto, o Colégio de São Bento optou por permanecer no mesmo modelo que, até então, atende aos seus objetivos educacionais e por isso, não há projeto de mudança.

02. Quando o CSB abrirá vagas para meninas?

Por enquanto, não há nenhum projeto nesse sentido.

03. Qual a idade de ingresso no 1º ano do CSB?

A idade é 6 anos completados até o dia 31 de março do ano de ingresso.

04. O que é preciso para ingressar no CSB?

É preciso participar do processo de admissão, de acordo com o edital divulgado a cada ano, no site do Colégio. As inscrições gerais para o processo de admissão abrem em agosto e se encerram, uma semana antes da avaliação. Estas devem ser feitas, mediante pagamento de uma taxa e apresentação de documentos indicados no edital.

05. Filho de ex-aluno tem preferência na distribuição de vagas?

Filho de ex-aluno tem prioridade nas vagas para o 1º ano do Ensino Fundamental, do mesmo modo que, filhos de funcionários e irmãos de alunos. Para os outros anos em que a admissão se dá por meio de provas de conhecimentos, em caso de empate na pontuação das provas, os filhos de ex-alunos têm preferência de vaga.

06. Como é o processo de admissão para entrar no CSB?

O ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental se dá por sorteio. No período das inscrições divulgado no site, a família inscreve o candidato, de acordo com a idade correta, e acompanha o processo no dia marcado. O sorteio tem por objetivo preencher as vagas disponíveis sem critério de classificação. Os filhos de professores e funcionários, os irmãos de alunos matriculados e os filhos de ex-alunos terão a vaga solicitada para o 1º ano, sem participação no sorteio. As vagas não ocupadas por esse grupo serão oferecidas para os participantes do sorteio.

Para os outros anos do Ensino Fundamental, 2º ao 9º anos, o processo de admissão acontece por meio de provas escritas de Língua Portuguesa e Matemática; para entrar na 1ª série do EM, o candidato fará provas escritas de Língua Portuguesa, Ciências, História, Geografia e Matemática. Não há ingresso na 2ª e 3ª séries do EM.

07. O CSB recebe alunos para fazer o curso preparatório para o vestibular?

Não. O ingresso no Ensino Médio do Colégio de São Bento se dá apenas na 1ª série, pois a forma com que o programa está distribuído, a dinâmica das aulas, as aulas de laboratório e oficinas, formam um bloco completo que não pode ser segmentado.

 

08. O aluno já alfabetizado com 6 anos de idade pode se candidatar ao 2º ano?

De acordo com a nossa experiência, o melhor é se candidatar ao 1º ano, pois ele estaria na idade certa, convivendo com meninos da sua idade; não estaria caracterizada uma repetição de ano porque as experiências serão completamente diferentes das que ele já vivenciou; o grau de exigência acadêmica, ele indo para o 2º ano, pode ser motivo de alguma dificuldade de aprendizagem, mais por questões de maturidade emocional, do que de capacidade cognitiva. Essa situação já aconteceu outras vezes e a opção de seguir mais devagar, sem precisar acelerar o processo de escolaridade da criança, tem sido sempre muito boa, sem prejudicar o seu desenvolvimento intelectual.