Eventos | Colégio de São Bento

Eventos

Eventos

Colégio de São Bento cria seu próprio Modelo Interno

Em 2015, os Professores de Sociologia Lúcio Braga e História Jerônimo Duque, juntamente com um grupo de alunos do Ensino Médio, criaram um modelo interno para o Colégio de São Bento. Por isso, nos dias 18 e 19 de novembro, realizou-se uma pré-simulação, para introduzir os rapazes às regras e dinâmicas que integram o MIB.

Os Modelos Internos são modelos diplomáticos que visam simular, com os estudantes, as reuniões e comitês da Organização das Nações Unidas (ONU), um exercício que se popularizou nas escolas e universidades dos Estados Unidos e da Europa a partir de 1945 e hoje é aplicado em diversas instituições de ensino no Brasil.

O objetivo do evento, entre outros, foi o de desenvolver as habilidades de argumentação e oratória nos alunos participantes, além de incentivar o debate de temas atuais e históricos com maior aprofundamento e difundir, entre os estudantes, o interesse pela geopolítica e pelos grandes dilemas diplomáticos da atualidade.

A atividade é destinada aos alunos de Ensino Médio e, este ano, foram disponibilizadas 60 vagas para inscrições, das quais, aproximadamente, 50 foram preenchidas, o que configura um grande interesse por parte dos discentes. O MIB é, ainda, um modelo fechado, no qual apenas alunos do Colégio de São Bento podem participar.

A idealização do Pré - Modelo se deu para que os alunos tivessem contato com a proposta do evento, antes mesmo da sua realização, uma vez que o próximo encontro ocorrerá em fevereiro do ano que vem, data muito próxima ao início das aulas.

Os alunos participantes foram divididos entre o Secretariado Geral e seu Corpo Burocrático, além de comporem os Comitês, onde atuaram como delegados de diversos países.

Segundo o Professor Lúcio Braga, “Os professores envolvidos no projeto têm um interesse pedagógico no modelo de simulação, pois é relacionado à prática da cidadania, ao respeito mútuo, às questões sociais. Nós acreditamos que o aluno precisa dessa visão mais completa da realidade social e esse projeto pode ser um caminho para essa formação cidadã”.


Voltar

  • Buscar Evento