Eventos | Colégio de São Bento

Eventos

Eventos

Semana de São Bento é celebrada pela Comunidade

Em comemoração ao Dia do Nosso Pai São Bento (11/07), o Colégio realizou uma Semana de partilha, reflexão e aprofundamento da espiritualidade beneditina, entre os dias 06 e 11 de julho, por meio de sua Equipe de Pastoral, com a participação ativa de toda a comunidade escolar, em especial dos nossos educadores, alunos e famílias.

Diante dos desafios que esta atual condição social nos impõe, e do dever do CSB enquanto centro da vida educacional, a Semana de São Bento 2020 - “Com São Bento, alegres na esperança e perseverantes na oração” (cf. Rm 12, 12), buscou a aproximação, o diálogo e o exercício da fé, durante todo o período de festividade.

Dando início à programação, na segunda-feira, dia 06/07, em vídeo de Abertura enviado à comunidade, nosso Reitor, Dom Abade Filipe, desejou boas-vindas às famílias e propôs uma elevação da oração, por meio do silêncio e do isolamento, como oportunidade de comunhão com Deus, durante a pandemia do novo coronavírus.

Esse dia foi marcado, também, pelo início das aulas especiais de Ensino Religioso e Teologia, com a temática sobre a vida de São Bento. Na ocasião, todos os alunos das 36 turmas do Ensino Fundamental e Médio assistiram, ao longo da Semana, a um vídeo de Dom Filipe, na Capela, gravado especialmente para esse momento.

No dia seguinte, terça-feira, dia 07/07, em live transmitida pelo canal oficial do Colégio no YouTube, a Equipe do Serviço de Orientação Educacional do Colégio de São Bento convidou a psiquiatra Dra. Isabella Ganem, especialista em psiquiatria da infância e adolescência, para uma conversa sobre o tema: “Por que é importante falar sobre emoções e sentimentos com as nossas crianças e os jovens?”

Durante uma hora e meia de live, as participantes trouxeram à reflexão temas que dialogam com o fazer pedagógico do Colégio, regido pelos princípios beneditinos do Zelo Bom, da Esperança, da Reciprocidade, da Responsabilidade e da Perfectibilidade, bem como seus instrumentos, como a escuta e o acolhimento. A transmissão ao vivo, primeira realizada pelo Colégio em sua história, agradou a todos e recebeu elogios pelo conteúdo abordado.

Continuando a Semana, e motivados pelos temas“A voz de Deus” (vídeo e texto), “Porque dilataste o coração” (vídeo e texto) e “A força da oração” (vídeo e texto), a comunidade foi convidada a participar do Tríduo beneditino, nos dias 08, 09 e 10, com a Equipe de Pastoral e com a Supervisora Pedagógica, Prof.ª Maria Elisa.

Com muito carinho e para nossa alegria, algumas famílias nos presentearam com registros desses momentos. O aluno Henrique Ximenes Lowe, do 7.º ano do Ensino Fundamental, nos enviou esta foto ao lado de sua mãe, Lélia, e do seu pai e ex-aluno do CSB, Jeffrey. Na tela do celular da mãe, estão os avós Getúlio e Deliane, que também participaram, via FaceTime, dessa partilha de oração e escuta.

Neste outro registro, o aluno Eduardo Pinto, do 5.º ano do Ensino Fundamental, aparece ao lado dos pais, Rafael e Maria Fernanda. Sobre a mesa, é possível ver que, além de presente no coração de cada membro dessa família, NPS Bento apresenta-se por meio de sua santificada imagem.


Coroando a Semana, no Dia de São Bento (11/07), o Mosteiro presenteou a comunidade, em seu canal do YouTube, com a transmissão ao vivo da Solene Celebração Eucarística, realizada pela manhã. Foi uma linda oportunidade de nos juntarmos em oração, mesmo que remotamente, à Comunidade Monástica. A transmissão ao vivo da Santa Missa ficará disponível, e você poderá revê-la quando quiser.

À noite, Dom Filipe participou de uma live sobre o tema “São Bento: Vida, Espiritualidade e Atualidade”, também transmitida pelo canal do Mosteiro. Foi, sem dúvida, uma excelente oportunidade de aprofundarmos, um pouco mais, na história desse grande homem, que nos inspira e nos dá esperança de dias melhores.

Por fim, educadores e famílias beneditinas receberam a imagem peregrina de São Bento 2020 e o livreto de oração “São Bento em nossa casa”. Neste ano, a imagem escolhida e abençoada por Dom Filipe foi a do vitral da Capela do Colégio. A gravação desse momento foi acompanhada pelos alunos, durante as aulas de Ensino Religioso e Teologia.

São Bento, rogai por nós!


Voltar

  • Buscar Evento