Eventos | Colégio de São Bento

Eventos

Eventos

Conhecendo o trabalho de Aline Miguel e a história da chita

Chita de vestido de festa junina, chita de toalha de mesa, chita de cortininha de pia, com flores de todos os tamanhos, xadrezinhos e poás... Todo brasileiro que se preza viu, tocou ou, ao menos, ouviu falar dessa tal de chita... Volta e meia, ela é coroada como a máxima expressão da brasilidade. Outras vezes, é só um tecido baratinho, de estampas descontroladas.

Mas a verdade é que este tecido percorreu um longo caminho, antes chegar ao Brasil. Sua trajetória inclui viagens marítimas, antepassados orientais e muitas, muitas cores.

A história da chita chega, no século XXI, como um símbolo fortíssimo da identidade brasileira. Pode ser encontrada em fuxicos de vovó, mas também empresta sua graça a passarelas famosas. Por ter estado sempre presente no imaginário brasileiro, devido a sua história que remonta à própria descoberta do Brasil, é uma daquelas propostas que "veio para ficar".

Aline Miguel  é uma designer do Rio de Janeiro, com especialização em design têxtil. A artista plástica já desenvolveu importantes trabalhos para marcas famosas da moda brasileira.

As mulheres negras – por sua beleza, força e alegria - e as estampas de chita - pelo colorido vibrante e pela identidade evocada - sempre despertaram na artista um interesse especial. Ela desenvolveu pinturas onde a chita aparecia somente como um detalhe junto às figuras femininas retratadas. Aos poucos, a estampa floral e o retrato foram se fundindo, levando a chita ao patamar de suporte do retrato.

A partir da leitura de imagens e do estudo feito sobre a artista e a história da Chita, os alunos do primeiro ano produziram o painel coletivo: “PRIMAVERA DAS ARTES”.

Confira um pouquinho desse trabalho que estará exposto na Primavera das Artes, no vídeo a seguir.

Profª Glória Matos.


Voltar

  • Buscar Evento