Eventos | Colégio de São Bento

Eventos

Eventos

Em “Escuta, filho”, 7º ano EFII discute amadurecimento

A partir de uma percepção, por parte dos professores, de que o comportamento das turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II não estava condizente com as expectativas em relação aos alunos beneditinos, foram realizados, durante todo o segundo semestre, encontros de intervenção envolvendo a Equipe de Pastoral, o SOE e o Vice-Reitor de Espiritualidade, Dom Bento.

Seguindo um modelo de assembleia, esse projeto, denominado “Escuta, filho”, teve como motivação principal escutar o que os alunos tinham a dizer, identificando suas necessidades, procurando compreender as diferentes situações discentes, com a pretensão de minimizar ou até mesmo sanar os problemas identificados.

Nos encontros, então, os alunos expuseram suas angústias perante o grupo, sem agressividade e sem citar nomes, enquanto os professores e Dom Bento faziam a mediação, propondo metas e estabelecendo um caminho a ser percorrido por eles até o fim do ano letivo.

O excesso de brincadeiras inapropriadas durante as aulas, bem como as sempre lamentáveis gozações permanentes proferidas uns aos outros, foram lembrados pelos alunos, que, durante as reuniões, reconheceram a necessidade de uma rápida mudança de postura perante os amigos de classe.

Durante esse período, alguns alunos foram escolhidos como mediadores, ficando conhecidos, então, como “Anjos da Turma”, cuja função era cooperar, sinalizando, cuidadosamente, o comportamento do colega que estivesse fora da meta estabelecida.

Por fim, boa parte dos alunos e professores reconheceram uma melhora significativa, tanto em um maior respeito entre os colegas, quanto numa melhor postura dentro de sala, durante as aulas.


Voltar

  • Buscar Evento