Grêmio

O GESB (sigla para Grêmio Estudantil do São Bento) é a plataforma de ação dos alunos do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. Conhecido antes por apenas organizar campeonatos de futebol, foi reformulado em 2012, a partir de uma iniciativa dos alunos do Ensino Médio, quando passou a ser um espaço concentrador de iniciativas dos estudantes de nossa instituição. Desde então, o Grêmio, a partir de suas várias coordenadorias (geralmente, seis) foi e é responsável por estruturar palestras e debates com convidados sobre temas atuais, construir uma ponte entre os desejos do corpo discente e a Direção, manter os campeonatos desportivos, criar espaços para a divulgação de habilidades artísticas e acadêmicas dos alunos e promover campanhas que incitem o espírito de caridade em todo Colégio.

A fim de promover a participação de todos os alunos no processo, a ocupação dos cargos do Grêmio é decidida por meio de uma eleição entre chapas, em que votam os alunos do 9° ano do EF II e todas as séries do Ensino Médio. As chapas dispõem sempre de um Presidente e um Vice-Presidente, junto com as Coordenadorias e Vice-Coordenadorias Acadêmica, Esportiva, de Comunicação, Sociocultural, Política e Financeira, e são compostas por estudantes do Ensino Médio.

Alguns dos projetos mais consolidados do GESB são a iniciativa do Sopão, realizada quinzenalmente, em que alunos e professores do Ensino Médio ajudam a fornecer alimentação a pessoas em situação de rua junto com as Irmãs da Caridade da Lapa, e a Gincana Sociocultural, que promove uma competição amigável entre as séries a respeito do maior número de doações possível para instituições de caridade amigas do Colégio.

Além disso, em 2019 foi lançado o jornal estudantil O Corvo, cujos Editores Chefes são o Presidente, o Vice-Presidente, o Coordenador de Comunicação e o Vice-Coordenador de Comunicação do GESB. Os redatores são alunos do Ensino Fundamental II (a partir do 8º ano) e do Ensino Médio.